Header Ads

Royal Aviation Group

A complexa operação internacional para encontrar o Hércules desapareceu no Chile






A operação para encontrar a aeronave militar chilena tornou-se um esforço internacional e ocorre em um ambiente "adverso".

BBC World
11.12.2019

"As condições são extremamente difíceis."

Foi assim que o presidente do Chile, Sebastián Piñera, descreveu a busca pela aeronave Hercules C-130 que desapareceu do radar na segunda-feira à tarde da cidade de Punta Arenas (sul) até uma base militar na Antártida.

O avião foi declarado "destruído" horas após falta de comunicação com o dispositivo e seu paradeiro na terça-feira ainda era desconhecido.

O Chile enviou aviões, navios e elementos de suas forças armadas para localizar a aeronave, que estava transportando 38 pessoas e perdeu contato às 18:13 (21:13 GMT) da segunda-feira, quando estava indo para a base militar Presidente Eduardo Frei Montalva, em Antártica

A busca se tornou uma operação internacional , já que Argentina, Brasil, Reino Unido e Uruguai enviaram unidades de apoio, enquanto Estados Unidos e Israel colaboram com imagens de satélite.
Condições adversas

O ministro da Defesa chileno, Alberto Espina, disse que a operação é realizada em "uma situação muito adversa ", embora tenha dito "não haverá limitação para saber o que aconteceu e para localizar o avião".

As equipes de resgate trabalham no Drake Pass , uma das regiões marinhas mais complicadas do mundo para navegação, muito próxima ao ponto em que o contato com o avião foi perdido.FACh

Na terça-feira, o trabalho foi focado em cobrir um raio de busca de 96,56 km a partir da última posição conhecida do avião, perto do Drake Pass, disse o general Eduardo Mosqueira, da Quarta Brigada da Força Aérea Antena (Fach).

"Agora estamos mudando para quadrantes. Queremos cobrir além da área onde ocupamos a última posição", disseram os militares à BBC Mundo.

As equipes de resgate estão procurando por qualquer pista que possa levar à determinação da provável localização da aeronave, que foi declarada "danificada" com base em sua autonomia de vôo.

Além do pessoal militar e civil chileno, as autoridades enviaram navios diferentes para a operação de busca na terça-feira.

O navio de patrulha "Marinero Fuentealba", bem como as fragatas "Almirante Condell" e "Almirante Cochrane", navegaram no rádio e nos quadrantes da Passagem Drake para cobrir o máximo de espaço marítimo possível.




Armada de Chile
✔@Armada_Chile

· 22h



Además de nuestras unidades ya informadas por la @FACh_Chile, la Armada ha dispuesto el zarpe de las Fragatas "Almirante Condell" y "Almirante Cochrane" para apoyar las labores de búsqueda del avión C-130 Hércules siniestrado mientras se dirigía a la #Antártica




Armada de Chile
✔@Armada_Chile



En el marco de su participación en la Campaña Antártica 2019-2020 el Patrullero de Zona Marítima (OPV) "Marinero Fuentealba" ya se encuentra en la zona apoyando a la @FACh_Chile en la búsqueda del avión C-130 Hércules siniestrado


307
12:56 - 10 dic. 2019
Información y privacidad de Twitter Ads
123 personas están hablando de esto






Mas o mar foi um fator negativo.

"No ambiente marítimo, existem ondas de 4 a 6 metros, aproximadamente. Estimamos que no decorrer da próxima vez começará a se acalmar", disse o general Eduardo Mosqueira, da Quarta Brigada da Força Aérea (Fach), para BBC World

Existem também dois navios particulares que estão participando.

Do céu, aeronaves C-295 também foram implantadas para detectar visualmente qualquer vestígio da aeronave, mas na terça-feira também houve condições negativas.Exército chilenoO Exército chileno também colabora com recursos aéreos e combustível para os aviões que estão realizando a busca.

"Conseguimos fazer vôos completos, mas tivemos pouca nebulosidade que não nos permite ter uma boa visualização", explicou Mosqueira.

No entanto, existem equipamentos de rastreamento eletrônico que ajudam a quebrar a barreira visual.

O Ministério da Defesa indicou que os dois pilotos no comando do Hercules C-130 eram "experientes" e, portanto, enfatizou a importância de saber o que aconteceu no momento em que o contato com a aeronave foi perdido.

O avião Hércules C-130 partiu às 16:55 (19:55 GMT) da Base Aérea de Chabunco, em Punta Arenas (província de Magallanes), para a Base Aérea Presidente Eduardo Frei Antártica com 38 pessoas a bordo, 17 tripulantes e 21 passageiros , a maioria deles militares .

No grupo havia três civis: dois de uma empresa e o terceiro membro da Universidade de Magallanes.




Fuerza Aérea de Chile@FACh_Chile



Comunicado de Prensa N°3 #FACh


1.278
7:41 - 10 dic. 2019
Información y privacidad de Twitter Ads
1.693 personas están hablando de esto






"Infelizmente, não posso dizer que (a operação de busca) foi bem-sucedida porque não encontramos nada. Mas continuamos procurando ver se encontramos algo que possa ser esclarecido", disse o general Mosqueira.

Por sua vez, o porta-voz da Direção Meteorológica do Chile, Arnaldo Zúñiga, disse que as condições para as próximas 72 horas "parecem melhores, as ondas e o vento tendem a diminuir, o clima melhora na busca".
Reforços internacionais

Os recursos de vários países da América do Sul e dos Estados Unidos também aumentaram os esforços de busca.AFPParentes de pessoas que viajam a bordo do avião desaparecido foram reunidos em Santiago do Chile-

Um avião C-130 do Uruguai colaborou nas operações da Base Aérea Militar de Río Gallegos, localizada no sul da Argentina , país que também disponibilizou recursos para encontrar a aeronave.

Além de outras aeronaves C-130 da Marinha Argentina, o país ofereceu assistência via satélite e o recém-jurado presidente Alberto Fernández ordenou que seu ministro da Defesa contatasse seu colega no Chile para coordenar esforços.

Duas unidades navais argentinas também foram destacadas na área.



Armada Argentina@Armada_Arg


La #ArmadaArgentina lamenta la desaparición del avión C-130 Hércules de la @FACh_chile, se solidariza con el país hermano y las familias de los tripulantes. Asimismo informa que destacó a la zona a 2 unidades navales: los avisos ARA “Estrecho de San Carlos” y ARA “Islas Malvinas”


907
12:12 - 10 dic. 2019
Información y privacidad de Twitter Ads
300 personas están hablando de esto


Do Brasil , o presidente Jair Bolsonaro disse no Twitter que enviou o navio "Almirante Maximiano Polar" com dois helicópteros para ajudar.

O general Mosqueira disse que a partir dos Estados Unidos uma aeronave está a caminho e será adicionada nas próximas horas às operações que tentam encontrar o Hercules C-130 o mais rápido possível.

Enquanto isso, o Ministério Público chileno anunciou a abertura de uma investigação ex officio sobre o que aconteceu.

O promotor designado, Eugenio Campos, disse esperar que as investigações ajudem a "encontrar a localização dos passageiros e da aeronave".

"Nossa prioridade são os passageiros . É isso que queremos dar conta da diligência que estamos realizando. A localização deles é a prioridade e chamar as famílias para se acalmarem", disse a autoridade judicial.

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.