Header Ads

Royal Aviation Group

Avião sai da pista e fuselagem se parte em aeroporto na Turquia; 1 pessoa morreu


Ministério dos Transportes afirma que a aeronave com 177 passageiros e 6 tripulantes fez um 'pouso forçado'. Ao menos 157 pessoas foram levadas ao hospital.


Por G1

05/02/2020 13h23 Atualizado há uma hora




Imagem mostra como ficou fuselagem do Boeing 737-800 da Pegasus Airlines que se acidentou em Istambul, na Turquia — Foto: Can Erok/DHA via AP



Um avião da companhia Pegasus Airlines saiu da pista ao aterrissar no aeroporto de Sabiha Gokcen, em Istambul, na Turquia, nesta quarta-feira (5). Uma pessoa morreu, confirmou o ministro de Saúde, Fahrettin Koca.


Imagens divulgadas pela imprensa local mostraram a fuselagem do avião, um Boeing 737-800, quebrada em várias partes e os passageiros sendo retirados pelas equipes de emergência.



FOTOS: Veja galeria do acidente com o voo da Pegasus Airlines





Agência Estatal Turca confirma 52 feridos em acidente com avião na Turquia


De acordo com o ministro da Saúde, ao menos 157 pessoas foram levadas ao hospital. Até a última atualização desta reportagem, não se sabia o estado de saúde dos feridos.



"Não houve perda de vidas, os passageiros feridos estão sendo retirados do avião e levados para os hospitais", disse o ministro turco dos Transportes, Cahit Turan.




O avião levava 177 passageiros e seis tripulantes e havia decolado da cidade da cidade de Izmir, no oeste da Turquia, rumo a Istambul.




Como foi o acidente?




Avião da Pegasus Airlines se acidentou em Istambul — Foto: Reuters/Murad


Segundo o site especializado em aviação AVHerald, que obteve dados de transmissão do voo, o Boeing 737-800 tocou o solo a cerca de 1.950 metros depois da cabeceira e a apenas 1 mil metros do fim da pista. Com espaço muito curto, não houve como frear a tempo, e o avião caiu de um barranco no fim da pista. Veja o VÍDEO abaixo.




Vídeo mostra momento em que avião atravessa pista de aeroporto em Istambul


O Ministério dos Transportes, porém, afirmou que a aeronave fez um "pouso forçado", mas não detalhou os motivos do acidente. Com o impacto, houve um princípio de incêndio no interior do Boeing, mas logo equipes de resgate apagaram as chamas e evitaram que se alastrassem.


De acordo com a agência Associated Press, alguns passageiros conseguiram escapar pelos buracos abertos na fuselagem com o impacto. Logo após o acidente, dezenas de equipes foram ao local para socorrer os passageiros.


Equipes de resgate trabalham para socorrer feridos de voo da Pegasus Airlines em Istambul, na Turquia, nesta quarta-feira (5) — Foto: Ismail Coskun/IHA via AP


Após o acidente, as autoridades interromperam as operações no Aeroporto Sabiha Gokcen. Os voos que estavam programados ao local foram desviados.


Em janeiro de 2018, outro Boeing 737-800 da Pegasus Airlines sofreu um acidente semelhante: a aeronave saiu da pista e parou em um barranco muito perto do mar. Ninguém se feriu.




Avião se parte em aterrissagem em Istambul, na Turquia


Avião da companhia Pegasus se acidentou logo após pousar em Istambul — Foto: Demir/AFP

Aeroporto

O Aeroporto Sabiha Gokcen é o segundo maior de Istambul. Ele foi inaugurado para aliviar o tráfego ao Aeroporto Internacional Ataturk, no começo dos anos 2000. Desde então, o Aeroporto Ataturk foi fechado para voos de passageiros e foi inaugurado o Aeroporto Internacional de Istambul, um dos maiores do mundo. O Sabiha Gokcen, assim, manteve-se como o segundo da cidade.


Avião saiu da pista após pousar em Istambul — Foto: Juliane Souza/G1


Avião da Pegasus se partiu ao sair da pista em Istambul — Foto: Cansu Alkaya/Reuters


Avião da Pegasus Airlines saiu da pista após pousar em Istambul — Foto: Reuters/Murad Sezer


Avião da Pegasus Airlines se acidentou na Turquia — Foto: Reuters/Murad Sezer


Avião da Pegasus Airlines se acidentou na Turquia — Foto: Reuters/Murad Sezer


Avião da Pegasus se acidentou em Istambul — Foto: AFP/Demir


Fuselagem de avião ficou partida em aeroporto de Istambul, na Turquia — Foto: Reprodução/ Globonews


Equipes de resgate retiram sobreviventes de avião que se partiu em aterrissagem em Istambul, na Turquia — Foto: Reprodução/ Globonews


Avião se partiu em pedaços após o pouso na Turquia — Foto: NBC

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.