Header Ads

Royal Aviation Group

CHEGOU! 1º Caça Gripen da FAB desembarca em Navegantes-SC

 já é brasileiro!

O primeiro caça Gripen da FAB acaba de desembarcar no litoral catarinense, tendo cruzado o Atlântico à bordo do navio cargueiro Elke desde a Suécia ao Brasil. O F-39 Gripen E está parcialmente montado, e seguirá agora para o Aeroporto Internacional de Navegante, de onde após montado, seguirá seu translado até Gavião Peixoto, no interior de SP.

O Elke zarpou do porto de Norrköping, na Suécia em 01 de Setembro e sua viagem até Navegantes foi tranquila. O Brigadeiro Baptista Jr, Comandante-Geral de Apoio [Logística] da FAB publicou em sua conta no twitter uma foto da aeronave no porão do navio enquanto se dava a travessia.

O ELKE, responsável pelo translado da ‘encomenda’ é um navio de bandeira de Antigua e Barbuda (AG), com 138 m de comprimento. Encontra-se ancorado no porto de Navegantes, de onde seguirá para a vizinha Itajaí.


O cargueiro ELKE, responsável pelo translado marítimo da ‘encomenda’. Foto de Juergen Braker, MarineTraffic.

O F-39 está com seu motor instalado. Agora segue ao Aeroporto Internacional de Navegantes onde será totalmente montado e seguirá voando para o Centro de Estudos e Desenvolvimento do Gripen em Gavião Peixoto-SP, onde especialistas da SAAB e da Embraer seguirão com a campanha de ensaios em voo para certificação da aeronave e validação dos requisitos de projeto impostos pela FAB dentro do programa FX-2, participando de missões no clima e geografia nacionais. A decolagem da nova aeronave “4100” rumo ao interior paulista deve ocorrer no dia 25 de setembro.

Um voo durante as comemorações do Dia do Aviador em 23 de outubro está programado, e deve ocorrer em Brasília na presença de autoridades. O primeiro Gripen E totalmente operacional será entregue à FAB em 2021. O Brasil encomendou 36 aeronaves, sendo 28 unidades monoplaces (F-39/E) e oito biplaces (F39/F). Todos novos caças serão baseados em Anápolis-GO.

 

Sobre o Autor
Mateus de Paula Vieira é Engenheiro Aeroespacial e Pesquisador, é Colunista no DefesaTV desde maio de 2020. Escreve principalmente sobre Tecnologia Aeroespacial e projetos acadêmicos de foguetes e aeronaves.
Laboratório de Jato Propulsão / Bravo Aerospace Team – Univap.

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.