Header Ads

Royal Aviation Group

CECOMSAER e CENIPA realizam cerimônia de passagem de Chefia




 Solenidades aconteceram nessa segunda-feira (14), em Brasília (DF), e foram presididas pelo Comandante da Aeronáutica

Publicado: 17/12/2020 09:15
Imprimir
Fonte: Agência Força Aérea, por Tenente Cristiane
Edição: Agência Força Aérea - Revisão: Tenente-Coronel Santana

Em solenidade realizada nessa segunda-feira (14), em Brasília (DF), o Brigadeiro do Ar Paulo César Andari passou a Chefia do Centro de Comunicação Social da Aeronáutica (CECOMSAER) ao Brigadeiro do Ar Adolfo Aleixo da Silva Junior. Na mesma cerimônia, o Brigadeiro Adolfo passou a Chefia do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA) para o Coronel Aviador Marcelo Moreno. As passagens de cargo foram presididas pelo Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Antonio Carlos Moretti Bermudez. Estiveram presentes integrantes do Alto-Comando da Aeronáutica, Oficiais-Generais e Oficiais da Marinha do Brasil, do Exército Brasileiro e da Força Aérea Brasileira (FAB), convidados e representantes do efetivo do Comando da Aeronáutica (COMAER).

O Tenente-Brigadeiro Bermudez destacou as atividades do CECOMSAER sob a Chefia do Brigadeiro Andari. “Em 2020, ano atípico para o Brasil e para o planeta, mas pleno em realizações para o Comando da Aeronáutica e, assim, junto com a sua equipe, promoveu uma ampla cobertura do esforço da Força Aérea para socorrer os brasileiros na China e no Peru, e depois nos estados da Federação, no diuturno trabalho de Transporte Aéreo Logístico de insumos, equipamentos e profissionais, realizados em nossas aeronaves”, disse o Comandante da Aeronáutica.

A cerimônia também marcou a despedida do Brigadeiro César Andari do serviço ativo, após 37 anos de dedicação à FAB. Em discurso, o Chefe do CECOMSAER substituído destacou a oportunidade de ser Aviador na Força Aérea e de realizar ações como, por exemplo, a de transportar órgãos que salvam vidas e pessoal da área da saúde que levam esperança e dignidade. “Como Aviador, sinto-me realizado”, disse. O Oficial-General também enalteceu os grandes momentos frente ao cargo. “Ter sido Chefe do CECOMSAER neste período, que contemplou difíceis desafios e também grandes conquistas, tais como a nossa participação em eventos grandiosos da FAB, como a chegada do KC-390 Millennium; a inauguração da torre remota; a inauguração das instalações do Centro de Operações Espaciais e da Estação Radar de Corumbá; e a apresentação do F-39 Gripen, entre outros, é motivo de realização e orgulho”, declarou.

O novo Chefe do CECOMSAER possui todos os cursos de carreira e também MBA em Gestão de Processos de Ciências e Tecnologia pela Universidade Federal Fluminense (UFF) e Especialização em Gestão para Altos Executivos pelo Centro Universitário de Lins (Unilins). No decorrer de sua carreira, foi Comandante do Segundo Esquadrão do Sétimo Grupo de Aviação (2º/7º GAV); Adido Aeronáutico na África do Sul; Vice-Chefe do CECOMSAER, Comandante da Base Aérea de Salvador, dentre outras funções.

Ao assumir o novo cargo, o Brigadeiro Adolfo falou das suas expectativas. “A Chefia do Centro é um desafio muito grande, porque estarei à frente da nobre missão de proteger e projetar a imagem da Força Aérea, uma Instituição prestes a completar 80 anos, que é composta por mais de 70 mil pessoas. Mas tenho certeza de que, com o time que tem no CECOMSAER, a missão que me foi atribuída será realizada com muito êxito", afirmou.

O novo Chefe do CENIPA, Coronel Moreno, também destacou o orgulho e as perspectivas para a nova função. "Primeiramente, gostaria agradecer a confiança em mim depositada. Será um grande desafio, mas, tenho certeza que, juntos, desempenharemos as atribuições e tarefas da melhor forma e continuaremos na missão de levar segurança de voo a todos os lugares desse nosso Brasil", disse

Galeria de ex-Chefes

Antes da cerimônia de Passagem da Chefia, ocorreu o descerramento da foto do Brigadeiro César Andari na Galeria de ex-Chefes do CECOMSAER. Desde o ano de 1970, quando foi fundado o então Centro de Relações Públicas do Ministério da Aeronáutica, já passaram pela Chefia 35 Oficiais. Entre eles, estão alguns que atualmente ocupam cargos importantes para a Força Aérea, como o Comandante da Aeronáutica e o Chefe do Estado-Maior da Aeronáutica. Na solenidade, o Oficial-General disse ter orgulho de ter ocupado o cargo de Chefe do Centro e agradeceu pelo trabalho do efetivo. “É um momento bastante importante, pois registra o legado daqueles que passaram por aqui”, comentou.

Sala Aurum

Dentre os legados do Brigadeiro César Andari como Chefe do CECOMSAER, está a Sala Aurum (do latim "ouro"), inaugurada também nessa segunda-feira (14). O espaço foi assim denominado por representar o trabalho desenvolvido pelo Centro ao longo de 50 anos. Com foco na modernidade e com tecnologia de ponta, da Sala Aurum, será possível acompanhar, em tempo real, o dinamismo, a velocidade e as novas tendências da informação. Em vídeo wall, a estrutura possibilita um melhor assessoramento ao Comandante da Aeronáutica frente aos assuntos relativos à comunicação.

A ativação do sistema contou com a presença de ex-Chefes do CECOMSAER, o Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro Bermudez, e o Chefe do Gabinete do Comandante da Aeronáutica (GABAER), Major-Brigadeiro do Ar Pedro Luís Farcic; e também do Chefe do Centro de Inteligência da Aeronáutica (CIAER), Brigadeiro do Ar Julio Cesar Maiello Villela, do então futuro Chefe do CECOMSAER, Brigadeiro Adolfo, além de representantes do efetivo da Organização Militar.

CECOMSAER

Criado em 1970, com a designação de Centro de Relações Públicas do Ministério da Aeronáutica (CRPA), o CECOMSAER completou, em 2020, o seu Jubileu de Ouro. Sua estrutura e sistemas foram se modernizando para acompanhar as evoluções tecnológicas e a velocidade da comunicação. Com uma completa e integrada estrutura de comunicação e profissionais capacitados, o CECOMSAER conta com as plataformas Rádio Força Aérea, Revista Aerovisão, FAB TV no Youtube, Jornal NOTAER, Portal FAB, Redes Sociais (Facebook, Twitter, Instagram, Flickr, Whatshapp), FabCast no Spotify, dentre outras.
Confira aqui como foi a cerimônia.

Fotos: Sargento Bianca Viol e Soldado Wilham Campos / CECOMSAER


Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.