Header Ads

Royal Aviation Group

EPCAR forma 154 alunos do Curso Preparatório de Cadetes do Ar

 



A cerimônia militar marcou a despedida dos alunos da Turma Phoenix

Publicado: 15/12/2020 16:55
Imprimir
Fonte: EPCAR, por Sargento Júlio Fonseca
Edição: Agência Força Aérea, por Sargento Clara Avelino - Revisão: Major Monteiro

A Escola Preparatória de Cadetes do Ar (EPCAR), sediada em Barbacena (MG), realizou, na manhã da sexta-feira, do dia 11 de dezembro, a solenidade militar de conclusão do Curso Preparatório de Cadetes do Ar (CPCAR). Foram 154 alunos que ingressaram em janeiro de 2018 e encerraram os estudos na Escola.

O Comandante-Geral do Pessoal, Tenente-Brigadeiro do Ar Luis Roberto do Carmo Lourenço, presidiu a cerimônia militar, acompanhado do Comandante da EPCAR, Brigadeiro do Ar Paulo Ricardo da Silva Mendes. Também prestigiaram a solenidade o Diretor de Ensino da Aeronáutica, Major-Brigadeiro do Ar Marcos Vinicius Rezende Mrad, oficiais e professores da EPCAR dentre outras autoridades. 

Durante a formatura, ocorreu a passagem da condução do Estandarte da Escola, feita pelo Líder do Corpo de Alunos, o Aluno Jean Pedro Dias de Oliveira, ao primeiro colocado da turma do segundo ano do Curso, o Aluno João Victor Mendes Pereira e Silva. Aconteceu, ainda, a entrega do prêmio ao formando primeiro colocado do CPCAR, a entrega de distintivos de conclusão aos formandos e o desfile militar dos integrantes do Corpo de Alunos da Escola que, de forma inédita na FAB, entoaram a Canção ao Ensino da Aeronáutica. Ao término, os formandos realizaram o desfile de despedida e encerram oficialmente a passagem como alunos da Instituição após o “grito de guerra” do Esquadrão Phoenix.

O Major-Brigadeiro do Ar Mrad ressaltou os desafios vivenciados durante o período de formação e elencou que esses serão fundamentais para o crescimento e o amadurecimento dos integrantes da turma. “As turbulências enfrentadas foram realmente atípicas, marcaram a turma de uma forma única, mas isso não significa que devam desenvolver qualquer sentimento de perda. Pelo contrário, encarem essas adversidades como uma real oportunidade de superação, que dependeu diretamente da motivação e resiliência de cada um” disse o Oficial-General.

Um dos responsáveis na preparação dos futuros cadetes, o Major Aviador Leonardo Vinícius Petersen, ratificou o êxito da preparação e que os formandos estão aptos para a nova fase que vivenciarão. “O sentimento é de missão cumprida. Creio que fizemos um excelente trabalho quando olhamos para a tropa que formamos”, disse.

Natural de Itaperuna (RJ), o aluno Jean Pedro Dias de Oliveira,  foi o Líder do Corpo de Alunos da EPCAR deste ano e recebeu o prêmio por ter sido o primeiro colocado do Curso. O militar destacou suas as expectativas para a nova fase da carreira. “Sigo confiante para a AFA, ciente das dificuldades, mas com o desejo de concluir o curso e, quem sabe, seguir para a Aviação de Transporte”, concluiu

Entrega dos Certificados

Na quinta-feira, 10 de dezembro, ocorreu a cerimônia de entrega de Certificados de Conclusão do Ensino Médio da EPCAR do Esquadrão Phoenix. A solenidade foi presidida pelo Diretor de Ensino da Aeronáutica, Major-Brigadeiro do Ar Marcos Vinícius Rezende Mrad, e contou com a presença do Comandante da EPCAR, Brigadeiro do Ar Paulo Ricardo da Silva Mendes e de professores da Escola.

O paraninfo da turma, Tenente-Brigadeiro Carlos de Almeida Baptista, Comandante da Aeronáutica no período de dezembro de 1999 a janeiro de 2003, não pode estar presente, mas enviou uma mensagem aos formandos, que foi lida pelo cerimonial: “O momento é de vocês. O momento seguinte está no ventre do futuro. O futuro é aquilo que criaram no presente. Sejam seus arquitetos”, escreveu.

Durante a cerimônia, foram entregues prêmios aos quatro alunos que se destacaram no CPCAR: Destaque Acadêmico, Conceito Final, Instrução Militar e Treinamento Físico Profissional Militar. Também foi premiado o Atleta Padrão e os três primeiros colocados do Curso. Em seguida, foram entregues os certificados aos 154 concludentes. O momento marcante da solenidade foi a homenagem que foi prestada ao aluno integrante da turma, Wagner Lopes Sarzedas, que faleceu no mês de maio deste ano, em decorrência de um acidente automobilístico.

Os alunos Ana Paula Moreira Pereira e Arthur Luiz Savino de Moura foram os oradores da Turma. “Olhando para trás, percebemos o amadurecimento de cada um de nós desde nosso ingresso, onde aquelas crianças pouco se parecem com os militares que hoje concluem o CPCAR. A formação que nos foi condicionada está muito além da militar: formam-se homens e mulheres de valores, cuja força e coragem são admiráveis”, disseram, durante o discurso.

Fotos: Sargento Domingos/ EPCAR

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.