Header Ads

Royal Aviation Group

FAB transporta oito pacientes recuperados da COVID-19 para Rondônia

 



Os pacientes estavam em tratamento no Hospital Estadual Jayme dos Santos Neves, no Espírito Santo (ES)

Publicada em: 21/03/2021 17:23
| Atualizada em: 21/03/2021 18:18
Imprimir
Fonte: Agência Força Aérea, por Tenente Raquel Alves

Oito pacientes recuperados da COVID-19 foram transportados pela Força Aérea Brasileira (FAB), neste domingo (21), do estado do Espírito Santo (ES) para Rondônia (RO). Eles haviam sido transferidos para o Hospital Estadual Jayme dos Santos, na cidade de Serra (ES), para dar continuidade ao tratamento contra o vírus. 

Um C-97 Brasilia, operado pelo Primeiro Esquadrão do Segundo Grupo de Transporte (1º/2º GT) - Esquadrão Condor, decolou da cidade de Vitória (ES) às 11h00 horas e pousou em Brasília (DF) às 13h05, para abastecimento. Na sequência, o avião decolou às 14h20, rumo à Base Aérea de Porto Velho (BAPV), e pousou às 18h05 horas (horário de Brasília).  

Izabel Maria Meireles, uma das pacientes recuperadas, agradeceu o apoio da FAB no retorno ao seu Estado. "Voltar para casa curada da COVID-19 é uma sensação maravilhosa. Agradeço a todos do Hospital Jayme dos Santos que cuidaram de mim e à Força Aérea Brasileira por me trazer de volta ao meu lar", disse.
"Estamos aliviados por estarmos recuperados dessa doença que vem assolando o mundo. Além disso, hoje estou muito mais feliz pela Força Aérea poder nos dar esse apoio e nos levar de volta para nossas casas, em Rondônia. Muito obrigado, FAB!", agradeceu o rondonense Avelino Gonçalves que também estava no voo. 

Com o objetivo de minimizar os impactos no sistema de saúde da região Norte, a FAB já realizou o transporte de mais de 750 pacientes dos estados do Amazonas (AM), Rondônia (RO) e Roraima (RR) para outras localidades do Brasil. O Comando de Operações Aeroespaciais (COMAE) é a Organização responsável pelo acionamento das aeronaves para o cumprimento das missões.

Operação COVID-19
O Comando da Aeronáutica está dedicando permanentemente o esforço do seu efetivo e de suas aeronaves, 24 horas por dia e sete dias por semana, em atendimento às necessidades da sociedade brasileira no enfrentamento à pandemia da COVID-19. Proteger os cidadãos é uma das funções precípuas das Forças Armadas. Nesse intuito, o Ministério da Defesa, a Marinha do Brasil, o Exército Brasileiro e a Força Aérea Brasileira enfrentam, juntos, o novo Coronavírus no País. A Operação ocorre em um espaço territorial de grandes proporções, nas 27 unidades federativas, com características e necessidades diferentes, e com uma população de cerca de 210 milhões de pessoas.

As ações envolvem descontaminação de espaços públicos, doações de sangue, transporte de medicamentos e equipamentos de saúde, dentre outras. Na execução dessas atividades, as Forças Armadas estão mobilizadas no combate à Covid-19, em apoio às ações do Ministério da Saúde, desde 20 de março de 2020. Para isso, foram ativados 10 Comandos Conjuntos para coordenar a atuação das Forças Armadas nos respectivos estados, além do Comando de Operações Aeroespaciais (COMAE), permanentemente ativado, para prover o suporte aéreo na condução das ações.

Fotos: Tenente Derek / 1º/2º GT


Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.