Header Ads

Royal Aviation Group

Marinha comemora o 156º Aniversário da Batalha Naval do Riachuelo em Brasília

 14/06/2021

 
O Vice-Presidente da República, Hamilton Mourão, presidiu a cerimônia
 
O 156º Aniversário da Batalha Naval do Riachuelo, Data Magna da Marinha, foi celebrado no dia 11 de junho, em cerimônia no Grupamento de Fuzileiros Navais de Brasília (GptFNB). Na ocasião, houve a imposição da Comenda da Ordem do Mérito Naval para instituições, personalidades civis e militares que tenham prestado relevantes serviços à Marinha.
 
A solenidade foi presidida pelo Vice-Presidente da República, Hamilton Mourão, acompanhado pelo Ministro da Defesa, Walter Souza Braga Netto; pelo Presidente do Congresso Nacional, Senador da República Rodrigo Pacheco; pelo Presidente da Câmara dos Deputados, Deputado Federal Arthur Lira, e pelo Comandante da Marinha, Almirante de Esquadra Almir Garnier Santos.
 
A Secretaria da Comissão Interministerial para os Recursos do Mar (SECIRM)
foi uma das instituições a receber a Comenda da Ordem do Mérito Naval
 
Em discurso, o Comandante da Marinha lembrou a bravura e o comprometimento dos homens do mar na Batalha de 11 de junho de 1865, decisiva para a vitória brasileira na Guerra da Tríplice Aliança. O Almirante ressaltou que os mesmos valores que os nortearam naquela época estão presentes na Marinha de hoje.
 
Os heróis de Riachuelo são representados, nos dias atuais, pelos marinheiros, fuzileiros navais e servidores civis que, com o mesmo destemor e espírito de sacrifício, irão onde for necessário e farão o que a nação deles precisar, para manter nossa soberania, defender nossa democracia, garantir nossa liberdade, proteger nossas riquezas e cuidar da nossa gente”, ressaltou.
 
O Presidente da República, Jair Messias Bolsonaro, destacou, em sua mensagem, a determinação dos militares e servidores civis da Marinha: "Deixo aqui o meu reconhecimento pela dedicação diuturna, com a qual vencem os desafios, carregados do mesmo sentimento e do exemplo daqueles heróis que nos antecederam”.
 
A cerimônia foi encerrada com o desfile da tropa em continência ao Vice-Presidente da República.

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.